A ESCOLA, A PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO HUMANA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25494
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Palabras clave:
escola, pedagogia, formação humanaResumen
Esse estudo, de caráter bibliográfico, analisa, numa perspectiva histórica e sociológica, a emergência e a evolução dos sistemas escolares como um sistema de formação humana, de responsabilidade do Estado, desde a Modernidade. Considera a tradição formativa produzida como missão para essa modalidade institucionalizada de educação. Analisa, em especial, o binômio instrução e socialização como papel central da escola para a conversão do indivíduo em sujeito social, o cidadão do Estado Moderno, e suas implicações, divididas entre as funções de reprodução social e pretensões superadoras da ordem social. Destaca-se, nesse contexto, o papel da Pedagogia como campo de conhecimento que visa a compreender o fenômeno educativo, organizar suas finalidades e gerar os meios práticos de realização de um projeto formativo. O texto pondera, ainda, sobre alguns desafios contemporâneos às práticas formativas escolares, levando-se em conta o papel atribuído aos sistemas escolares como instância pública de formação humana, desde a Modernidade. O estudo conclui pela viabilidade da tradição formativa moderna no cenário contemporâneo, a ser reconstruída, atualizada e ampliada numa perspectiva hermenêutico-interpretativa.Descargas
Publicado
23-04-2021
Cómo citar
THEVES, D. W.; LIMA, J. F. L. de. A ESCOLA, A PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO HUMANA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 201–222, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25494. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25494. Acesso em: 19 abr. 2025.
Número
Sección
Dossiê: Pedagogia: Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade
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