A ESCOLA, A PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO HUMANA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25494
Agencias de apoyo
Não há.

Palabras clave:

escola, pedagogia, formação humana

Resumen

Esse estudo, de caráter bibliográfico, analisa, numa perspectiva histórica e sociológica, a emergência e a evolução dos sistemas escolares como um sistema de formação humana, de responsabilidade do Estado, desde a Modernidade. Considera a tradição formativa produzida como missão para essa modalidade institucionalizada de educação. Analisa, em especial, o binômio instrução e socialização como papel central da escola para a conversão do indivíduo em sujeito social, o cidadão do Estado Moderno, e suas implicações, divididas entre as funções de reprodução social e pretensões superadoras da ordem social. Destaca-se, nesse contexto, o papel da Pedagogia como campo de conhecimento que visa a compreender o fenômeno educativo, organizar suas finalidades e gerar os meios práticos de realização de um projeto formativo. O texto pondera, ainda, sobre alguns desafios contemporâneos às práticas formativas escolares, levando-se em conta o papel atribuído aos sistemas escolares como instância pública de formação humana, desde a Modernidade. O estudo conclui pela viabilidade da tradição formativa moderna no cenário contemporâneo, a ser reconstruída, atualizada e ampliada numa perspectiva hermenêutico-interpretativa.

Biografía del autor/a

Denise Wildner Theves, Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

23-04-2021

Cómo citar

THEVES, D. W.; LIMA, J. F. L. de. A ESCOLA, A PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO HUMANA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 201–222, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25494. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25494. Acesso em: 28 jun. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Pedagogia: Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade