O QUE PROFESSORAS (PEDAGOGAS) INICIANTES SABEM SOBRE GEOMETRIA?
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25535
Agencias de apoyo
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palabras clave:
Formação de Professores, Professoras Iniciantes, Educação Matemática, Ensino de Geometria.Resumen
Objetivamos relatar encaminhamentos e resultados de uma investigação, fruto da dissertação de mestrado da primeira autora. Temos como objetivo caracterizar, via dados obtidos no roteiro inicial de entrevista semiestruturada, como foi a formação inicial para o ensino de Matemática de duas professoras em início de carreira, em particular buscou-se levantar as dificuldades encontradas em Geometria com base no que fora declarado em resposta para as questões indagadas. Adotamos referenciais que abordam a formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais e os problemas decorrentes do processo de indução à docência. Sobre a metodologia, enquadra-se como sendo uma pesquisa qualitativa em que para a produção de dados utiliza-se informações expostas nas sessões de entrevista. Com o término do estudo, observou-se que a formação para a abordagem do bloco deste conteúdo na formação inicial apresenta-se incipiente e as dificuldades centrais encontram-se em aspectos conceituais.Descargas
Publicado
23-04-2021
Cómo citar
ZORTÊA, G. A. P.; CIRÍACO, K. T. O QUE PROFESSORAS (PEDAGOGAS) INICIANTES SABEM SOBRE GEOMETRIA?. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 384–410, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25535. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25535. Acesso em: 19 abr. 2025.
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