FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: UM ESTUDO CURRICULAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25719
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Formação inicial do pedagogo, Espaços escolares e não escolares, Currículo.

Resumen

Este texto apresenta uma análise curricular acerca da formação inicial do pedagogo para atuação profissional em espaços escolares e não escolares. A questão norteadora é: como se organizam as matrizes curriculares de licenciaturas em Pedagogia de universidades públicas dos Estados do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, em termos de conteúdos curriculares a respeito da formação inicial do pedagogo para atuação profissional em espaços escolares e não escolares? Em parâmetros metodológicos, fundamenta-se na análise documental de nove (09) projetos pedagógicos de cursos. Conclui-se, entre outros aspectos, que as licenciaturas estudadas necessitam dar mais ênfase, em seus currículos oficiais, aos conteúdos curriculares específicos sobre os espaços escolares e não escolares de Educação. Além disso, foi possível observar que a docência não se apresenta como central nas matrizes curriculares dos cursos, e a Pedagogia, concebida como ciência da educação, ocupa um lugar suplementar nas propostas curriculares analisadas.

Biografía del autor/a

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Professsor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará  (UECE). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/UFERSA/IFRN).

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Líder do Grupo de Pesquisa “Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores – Universidade e Escolas de Educação Básica (Laconex@o/UFPB)”.

Ivan Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga. Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, campus Sorocaba.

Publicado

23-04-2021

Cómo citar

MEDEIROS, E. A. de; ARAÚJO, O. H. A.; FORTUNATO, I. FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: UM ESTUDO CURRICULAR. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 97–122, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25719. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25719. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Pedagogia: Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade