A INTERVENIÊNCIA DOS CONCEITOS COTIDIANOS NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.3989Palabras clave:
dificuldades de aprendizagem, conceitos cotidianos, escolaResumen
Propomos aqui uma reflexão acerca do que Vygotsky teorizou sobre conceitos cotidianos, buscando estabelecer relações com as dificuldades de aprendizagem. A perspectiva adotada compreende os conceitos cotidianos como aqueles desenvolvidos a partir de vivências, da observação do mundo ao redor que se formam a partir das propriedades perceptivas, funcionais ou contextuais de seu referente. Antes de ingressar na escola a criança compartilha diversas dessas aprendizagens; entretanto, esse conhecimento cotidiano é pouco valorizado na escola. Assim, compreendemos que no embate entre o que a escola espera, exige, e o que o aluno traz de sua história pessoal e de seu meio sócio-cultural produz-se, muitas vezes, o que se passou a denominar dificuldades de aprendizagem.Descargas
Publicado
11-04-2011
Cómo citar
CENCI, A.; COSTAS, F. A. T. A INTERVENIÊNCIA DOS CONCEITOS COTIDIANOS NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i11.3989. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3989. Acesso em: 19 abr. 2025.
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