CONSIDERAÇÕES SOBRE LETRAMENTOS E CIÊNCIA PARA O ENSINO DE LINGUAGENS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.4807Palabras clave:
letramento – ciência – linguagemResumen
Neste texto, pretendemos apresentar e discutir conceitos sobre letramentos enquanto prática social na educação básica para professores de linguagem. Com esse fim, apresentaremos os níveis de letramento em Língua Portuguesa no Brasil por meio de avaliações nacionais (Prova Brasil e SAEB) e internacional (PISA). Tecendo considerações sobre os efeitos da contemporaneidade nas práticas de letramento escolares, abordaremos, por fim, a questão do letramento científico crítico para a educação básica e suas concepções.
Palavras-chave: letramento – ciência – linguagem
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.