SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL: A PROPOSTA OFICIAL PARA O TRABALHO COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v9i0.10646Mots-clés :
Sala de Recursos Multifuncional, Trabalho Docente, DeficiênciaRésumé
RESUMO: O estudo teve como objetivo compreender a proposta divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) para o trabalho docente nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), junto a alunos com deficiência intelectual (DI). Optou-se por realizar a pesquisa por meio de estudo documental e bibliográfico. Na investigação documental, selecionamos materiais orientadores para as questões pedagógicas, divulgados pelo MEC, ou seja, a legislação vigente que ampara esse tipo de serviço especializado. A pesquisa bibliográfica, por sua vez, subsidiou a análise desses documentos por meio do aprofundamento sobre a especificidade do desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual, sob o prisma da Teoria Histórico-Cultural. O estudo desenvolvido apresentou a compreensão de que o quadro argumentativo expresso pelos documentos orientadores, publicados e divulgados pelo MEC, é compatível com os princípios presentes na teoria Construtivista, apresenta uma concepção de desenvolvimento humano em que o próprio aluno regula seu desenvolvimento e, assim, não prioriza as mediações inerentes e necessárias ao processo de escolarização, uma vez que secundariza os conteúdos escolares e o ato de ensinar. Apontamos, então, para a necessidade de pesquisas e discussões que contemplem o trabalho docente na SRM de modo a subsidiar o professor com referenciais teóricos que acrescentem maior consistência à atividade de ensino e adotem a medicação e o papel do professor como elementos fundamentais para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores (FPS).
PALAVRAS-CHAVE: Sala de Recursos Multifuncional; Trabalho Docente; Deficiência Intelectual.
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