AS UNIVERSIDADES ALEMÃS E O “PROCESSO DE BOLONHA”

Auteurs-es

  • Peter Johann Mainka

DOI :

https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.11684

Mots-clés :

História das universidades, Universidades alemãs, História contemporânea, Processo de Bolonha.

Résumé

Saindo dos primórdios da universidades européias na Idade Média, este artigo focaliza as universidades alemãs nos séculos XX e XXI, a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, quando o ‘período clássico’ da universidade chegou ao seu fim. As exigências de massificação do ensino superior a partir das décadas de 60 e 70 do século XX e da globalização do mundo necessitaram a reformas fundamentais do sistema universitário europeu, reformas que estão sendo realizadas pelo Processo de Bolonha desde  1999 no âmbito europeu.

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Publié-e

01-01-2000

Comment citer

MAINKA, P. J. AS UNIVERSIDADES ALEMÃS E O “PROCESSO DE BOLONHA”. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2000. DOI: 10.17648/educare.v10i19.11684. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11684. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: História da educação, intelectuais e instituições escolares