DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: DO QUADRO NEGRO AO MUNDO DIGITAL

Auteurs-es

  • Aline Diesel
  • Suzana Feldens Schwertner
  • Marli Teresinha Quartieri
  • Silvana Neumann Martins

DOI :

https://doi.org/10.17648/educare.v11i21.13627

Mots-clés :

Escola, Desafios da Docência, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Contemporaneidade.

Résumé

As mudanças pelas quais a sociedade vem passando nos últimos anos refletem, também, modificações no campo educacional. A disseminação das tecnologias digitais dilatou ainda mais as listas de desafios da escola, em razão de muitos professores não saberem lidar com esses recursos. Assim, pretende-se, neste artigo, apresentar e analisar as percepções de dois professores da Educação Básica acerca dos desafios e possibilidades da educação contemporânea. Para tal, realizou-se uma entrevista estruturada com dois professores que atuam em diferentes níveis da escola básica, além da produção de uma fotografia do espaço escolar no qual estão inseridos. Os dados coletados foram analisados pela perspectiva de Ramos do Ó e Costa (2007), Corazza (2005), Moran (2013), Belloni (2013), entre outros. Como resultados, evidenciou-se que uma das características da escola contemporânea é assumir funções que eram, originariamente, das famílias, como é o caso de valores éticos e morais e, em razão disso, a escola tem um papel ainda mais significativo na formação do sujeito. Averiguou-se, também, que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) são o principal desafio da escola contemporânea, na opinião dos professores entrevistados.

Publié-e

30-05-2016

Comment citer

DIESEL, A.; FELDENS SCHWERTNER, S.; QUARTIERI, M. T.; NEUMANN MARTINS, S. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: DO QUADRO NEGRO AO MUNDO DIGITAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 21, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i21.13627. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13627. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Educação e Contemporaneidade