COMO VAGA-LUME... O TRABALHO DE ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR EXPERIENTE AO PROFESSOR INICIANTE
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.14070Mots-clés :
Professor Experiente. Mentoria- acompanhamento. professores iniciantes.Résumé
Esta pesquisa tem origem no projeto aprovado pela UFMT no Observatório da EducaçãoOBEDUC/CAPES/INEP/SECADI, que investiga sobre o professor iniciante, seu desenvolvimento profissional, dificuldades e necessidades, inserindo neste contexto, o professor experiente. O objetivo principal foi o de evidenciar nasescolas dos municípios de Rondonópolis e Primavera do Leste, as dificuldadesque os professores iniciantes enfrentam no início de carreira e a como esta realidade se apresenta quando um professor experiente na escola lhe dá apoio e acompanhamento. O loci da pesquisaforam quatroescolas públicas, nos dois municípios, e os sujeitos foram quatro professoras iniciantes, sendo uma de cada escola, dois na Escola Municipal de Rondonópolis e dois na Escola Estadual de Primavera do Leste.As questões que se indagam são: Quais as dificuldades relatadas pelos professores no início da carreira profissional? Como eles percebem a inserção de um professor experiente para acompanhá-los e orientá-los em seus impasses e desafios? O que dizem os professores iniciantes que não contam com auxílio do professor experiente em suas práticas? Apoiada na pesquisa qualitativa, o estudo adotou para coleta de dados as narrativas das professoras que foram analisadas a partir de dois eixos: dilemas dos professores no início da carreira; e a relação de acompanhamento do professor experiente ao professor iniciante. Evidenciou-se nas narrativas, que os professores em início de carreira sofrem com a falta de experiência e o quanto o trabalho do professor experiente pode contribuir de forma significativa para jogar luz em seus caminhos a fim de tenha condições de enfrentar os desafios postos com mais confiança.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.