OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: DOS MOTIVOS PARA A SUA CONSTITUIÇÃO À PRODUÇÃO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v11i23.16095Mots-clés :
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Trabalho e Educação.Résumé
Em um primeiro momento, analisa-se os motivos que levaram à constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IF em 2008, quando da emissão da Lei 11.892. Sendo a pesquisa uma das novas atribuições destas instituições, através de investigação realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IFSC, realiza-se, em uma segunda etapa, a análise de qual a finalidade da pesquisa neste contexto. Como resultados, verifica-se que os IF são criados, em grande medida, a partir de um tensionamento de forças entre os interesses de reprodução do capital e o papel do estado como concretizador destes interesses. Quanto à finalidade da pesquisa no IFSC, verifica-se que a instituição vem participando de um processo dialógico, constituído historicamente, de produção da C&T com a finalidade de gerar inovações com forte vinculação aos interesses mercantis. Por outro lado, verifica-se o cerceamento do acesso aos conhecimentos científicos e tecnológicos para grande parcela dos trabalhadores.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.