O QUE PODEMOS ESPERAR DA ESCOLA?: UMA REFLEXÃO PARA ALÉM DA MODERNIDADE

Auteurs-es

  • Fausto dos Santos Amaral Fº Universidade Tuiuti do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.18845
Organismes subventionnaires
Universidade Tuiuti do Paraná

Mots-clés :

Educação Escolar, Alteridade, Pós-modernidade

Résumé

O presente texto é uma reflexão sobre as esperanças que, no geral, depositamos no mundo escolar. Para tanto, procura compreender o fazer escolar para além dos parâmetros da Modernidade ainda presentes no mundo contemporâneo. Questiona se de fato a Escola é um agente de transformações sociais efetivas ou se o que ela pode é apenas e tão somente reproduzir o mundo existente, tal qual ele é, ou seja, regido pela monossemia da linguagem técnica e científica, que faz do mundo algo cada vez mais homogêneo, na medida em que, para subsistir, precisa reprimir sempre e a todo custo o outro de si.

Biographie de l'auteur-e

Fausto dos Santos Amaral Fº, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutor em Filosofia pela UFRJ. Professor do PPGED da Universidade Tuiuti do Paraná

Téléchargements

Publié-e

01-10-2018

Comment citer

AMARAL Fº, F. dos S. O QUE PODEMOS ESPERAR DA ESCOLA?: UMA REFLEXÃO PARA ALÉM DA MODERNIDADE. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 28, p. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18845, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18845. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18845. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ PÓS-MODERNIDADE E EDUCAÇÃO: CALEIDOSCÓPIO DE PERSPECTIVAS