A CONSTRUÇÃO DO DIÁLOGO NA INTERFACE UNIVERSIDADE-ESCOLA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.21371Mots-clés :
Extensão universitária, Ecologia de saberes, Educação ambientalRésumé
De maneira geral, a relação universidade-escola acontece em uma lógica de assimetria. O Laboratório de Ações e Pesquisas em Educação Ambiental da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro tem por objetivo com este trabalho relatar uma experiência de busca de transcendência desse paradigma, a partir da busca de estabelecimento de uma relação sujeito-sujeito. Este texto apresenta a história da atuação de um projeto de extensão, ao longo de cinco anos, em uma escola municipal da comunidade do Morro da Formiga, Rio de Janeiro. O projeto passou por muitas mudanças no decorrer desses anos, tanto em formato, quanto em público alvo e número de ações desenvolvidas. Contudo, a mudança fundamental ocorreu quando este passou a priorizar o diálogo com o corpo docente da escola. Essa mudança, nutrida pelos valores incorporados nas práticas de extensão, se desdobrou em diversas manifestações sujeito-sujeito. Como resultado, ressalta-se o grande potencial formativo da extensão universitária, que por ser ‘suleada’ por demandas sociais específicas, oferece condições privilegiadas para o fomento do diálogo entre saberes populares e acadêmicos.
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