FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: ENCAMINHAMENTOS A PARTIR DO FINAL DO SÉCULO XX E INÍCIO DO SÉCULO XXI
DOI :
https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.21858Mots-clés :
Políticas públicas; Políticas educacionais; Formação de professores.Résumé
O objetivo deste estudo é investigar as políticas educacionais promulgadas a partir do final do século XX e no começo do século XXI no Brasil, enfatizando aquelas que foram direcionadas à formação de professores. Partimos do princípio que a educação e a formação docente devem ser compreendidas a partir de uma vertente totalizante, estabelecendo uma relação com as questões maiores, como a economia e a política, percebendo, desta forma, as contradições e as ideologias presentes no período. Para atender tal proposto, a pesquisa se fundamentou em um estudo bibliográfico e documental (Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores de 2002; Resolução CNE/CP nº 2 de 2015 e a Resolução CNE/CP n°. 2 de 2019), cujo intuito é mostrar que as políticas públicas destinadas à educação estão relacionadas com a produção e a reprodução da vida material humana em sociedade, sendo constituída pelas transformações socioeconômicas e políticas do período. A discussão do estudo está centrada em dois momentos: primeiro apresenta as políticas públicas destinadas à formação de professores no Brasil a partir do final do século XX; em seguida analisa as recomendações preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e as resoluções 02/2015 e 02/2019 para a Formação de Professores. Os resultados mostraram que, as políticas destinadas à formação docente no Brasil, no período estudado, propõem uma formação que prioriza as habilidades e as competências profissionais, pautadas no saber fazer, como premissa para o trabalho docente, e não uma formação teórica e prática consistente, necessária ao desempenho efetivo do trabalho docente.
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