SENTIDOS DE MATEMÁTICA NA CONTEMPORANEIDADE: UM ESTUDO A PARTIR DA FILOSOFIA HEIDEGGERIANA
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v15i33.22156Mots-clés :
Educação Matemática, Filosofia da Matemática, FenomenologiaRésumé
O texto apresenta uma discussão sobre o sentido de conhecimento na sociedade moderna que fundamenta na matemática suas reflexões e suas leis constitutivas da realidade, da natureza e da filosofia. Consonante aos estudos, podemos dizer que a matemática, na ciência moderna, é definida como uma metaciência, pois é por meio do conhecimento matemático que se define se um saber é científico ou não. A ciência moderna, que se caracteriza por ser axiomática e definir seus objetos por antecipação, expressa os fenômenos naturais por meio de leis e, desse modo, estabelece um critério para compreender a natureza, que é então dominada. Tendo em vista a sociedade contemporânea, nos propomos a pensar sobre matemática, retomando seu sentido original, enquanto um deixar aprender.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.