O APRISIONAMENTO DAS MENTES E DOS CORAÇÕES DOS ESTUDANTES BRASILEIROS PELO SISTEMA DE AVALIAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v15i35.24236Mots-clés :
Educação Básica, Avaliação em larga escala, BNCC.Résumé
O presente artigo versa sobre o impacto que a avaliação em larga escala possui nas escolas e, principalmente, na vida dos estudantes brasileiros. Dessa forma, abordou-se, inicialmente, sobre vários aspectos atinentes à implementação dessas avaliações, bem como a sua principal intencionalidade: incorporar vigorosamente à educação pública uma lógica empresarial contemporânea em que os resultados e a competição se sobrepõem aos elementos essenciais dos processos de aprendizagem. Ainda, com base em Freitas (2013;2014) e em Macedo (2014), realizou-se uma inter-relação entre as intenções da Base Nacional Comum Curricular e o controle do ensino por meio das avaliações externas em larga escala com foco nas competências sócio emocionais ou não cognitivas.
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