O APRISIONAMENTO DAS MENTES E DOS CORAÇÕES DOS ESTUDANTES BRASILEIROS PELO SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Auteurs-es

  • João Batista Zanardini Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.17648/educare.v15i35.24236
Organismes subventionnaires

Mots-clés :

Educação Básica, Avaliação em larga escala, BNCC.

Résumé

O presente artigo versa sobre o impacto que a avaliação em larga escala possui nas escolas e, principalmente, na vida dos estudantes brasileiros. Dessa forma, abordou-se, inicialmente, sobre vários aspectos atinentes à implementação dessas avaliações, bem como a sua principal intencionalidade: incorporar vigorosamente à educação pública uma lógica empresarial contemporânea em que os resultados e a competição se sobrepõem aos elementos essenciais dos processos de aprendizagem. Ainda, com base em Freitas (2013;2014) e em Macedo (2014), realizou-se uma inter-relação entre as intenções da Base Nacional Comum Curricular e o controle do ensino por meio das avaliações externas em larga escala com foco nas competências sócio emocionais ou não cognitivas.

Biographie de l'auteur-e

João Batista Zanardini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, professor do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Cascavel

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Publié-e

01-06-2020

Comment citer

ZANARDINI, J. B. O APRISIONAMENTO DAS MENTES E DOS CORAÇÕES DOS ESTUDANTES BRASILEIROS PELO SISTEMA DE AVALIAÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 35, p. DOI: 10.17648/educare.v15i35.24236, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i35.24236. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24236. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Parte I - Políticas de avaliação educacional