PROCESSOS DE FORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE MULHERES CAMPONESAS E MILITANTES NO MOVIMENTO DE PEQUENOS AGRICULTORES DO PARANÁ – MPA-PR
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.25022Mots-clés :
Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Mulheres e militância, Formação da consciência de classe.Résumé
O presente artigo analisa a relação entre os processos de formação realizados no Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA e a mudança de leitura de mundo, empoderamento e libertação de quatro mulheres camponesas militantes lideranças do MPA-PR. Para realizar este trabalho de investigação, utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e de campo, por meio de entrevistas semi-estruturadas. Realizou-se um breve histórico do surgimento e atuação do MPA, a relevância do Plano Camponês (2003) como Projeto Social e Popular para o campo. Procura-se compreender o âmbito da formação, intencionalidade formativa, perspectiva emancipadora de construção de consciências de classe trabalhadora e camponesa, de identidades de classe e afirmação da classe. Como resultado explicitou-se a relevância da formação realizada pelo MPA para a ampliação da consciência de classe, constituição de identidades, empoderamento e libertação das mulheres militantes.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.