CRIAÇÃO DE DISPOSITIVOS METODOLÓGICOS E DE AMBIÊNCIAS TRANSFORMATIVAS NA PESQUISA-FORMAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25291Mots-clés :
Pesquisa-formação, dispositivos autorais, multirreferencialidade, cotidianos.Résumé
Neste artigo objetivamos apresentar dispositivos metodológicos autorais e a bricolagem epistemológica da/na pesquisa-formação de duas dissertações de mestrado defendidas no ano de 2019 no Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Inspiramo-nos nas abordagens epistemológicas multirreferencial (ARDOINO, 1998) e nos cotidianos (CERTEAU, 2014; ALVES, 2015), que nos possibilita assumir uma postura outra de pesquisadoras ativas e implicadas com o processo de fazer pesquisa em uma relação formativa que é devir. Aprendemos e tecemos ambiências formativas com os sujeitos da/na pesquisa com um rigor outro (MACEDO, 2009), afastando-se do reducionismo positivista de enquadramento e dirigindo-se para a produção do conhecimento em diálogo com os saberes produzidos no cotidiano. Os resultados evidenciam a possibilidade do inesperado, do caminhar na pesquisa incluindo-se no processo de suceder, sendo, portanto, potência formativa em um devir autorizante.
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