“ISSO FOI CAPAZ DE ME CONDUZIR A INÚMERAS REFLEXÕES”: REFLETINDO SOBRE A PROFISSIONALIDADE DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25737Mots-clés :
Formação de pedagogos, Prática pedagógica, Pesquisa (auto)biográfica.Résumé
Este artigo tem como objetivo discutir uma prática pedagógica realizada em uma turma de Didática, do curso de Pedagogia. A partir da escrita de narrativas (auto)biográficas, evidencia três contextos formativos: a formação inicial de uma estudante de Pedagogia, o exercício da docência de um professor que atua na escola básica e a prática pedagógica universitária. A investigação tem como fonte de informações as narrativas produzidas durante as aulas de Didática. As narrativas da estudante Luiza foram escritas a partir de uma entrevista realizada com professores da Educação Básica. Baseia-se nos estudos do campo da Didática, da formação e do aprendizado da docência, sustentados pela vertente de pesquisa (auto)biográfica. Os resultados reforçam a necessidade de desmitificar paradigmas sobre a docência, ainda vista como vocação. Por fim, as análises trouxeram evidências acerca do processo de construção da identidade sobre ser professor/a nos diferentes contextos formativos.
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