AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O USO DE HQS NO ESPAÇO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI :
https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.26786Mots-clés :
Formação de professores; Histórias em quadrinhos; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.Résumé
Este artigo analisa o uso, por professores do ensino fundamental, de Histórias em Quadrinhos - HQ em sala de aula. Estes professores participaram da oficina ofertada pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Educação - CEAFE do município de Aracaju para o uso do editor de HQ online, Toondoo. A referida oficina teve como objetivo mostrar o uso de HQ como estratégia de ensino e aprendizagem e incentivar o uso de TDIC no processo de ensinar e aprender. Esta pesquisa é qualitativa com abordagem em estudo de caso. Na análise da oficina ficou constatado que não houve dificuldades com o Toondoo, pois os professores conseguiram compreender as ferramentas e utilizá-las para criar as HQs. Os professores mostraram-se encantados com o software e com a proposta de usar HQs nas suas diferentes áreas de atuação. Foram identificadas e destacadas as dificuldades tecnológicas de uso do editor online de Histórias em Quadrinhos na sua prática devido à falta dos equipamentos necessários, computador e internet na escola. Constataram as possibilidades de realizar uma prática pedagógica significativa com esse gênero textual.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Educere et Educare 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.