A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS DE SUJEITOS APRENDENTES A PARTIR DE UMA PESQUISA SOBRE O LIVRO DIDÁTICO
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v7i14.6896Mots-clés :
pesquisa sobre o livro didático, história, produção de conhecimentos.Résumé
O artigo discute algumas dimensões acerca da pesquisa sobre o livro didático de história, recorre como ponto de partida ao processo de constituição do sujeito que aprende e sua respectiva produção do conhecimento, não simplesmente como output do ideário desejado pelo sistema capitalista. Utilizou-se como dimensão de tratamento do objeto a pesquisa qualitativa, enriquecida por etapas procedimentais centradas em levantamento bibliográfico em literatura especializada da área. O texto conclui que no processo ensino-aprendizagem os sujeitos (educandos, educadores), não se reduzem a meros objetos, mas se constituem em uma totalidade histórico-social que se manifesta dinamicamente por meio da linguagem, do contexto social, de suas experiências, construindo e ampliando suas visões de mundo dentro dessa totalidade.
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