PARTICULARIDADES, LÍMITES Y POTENCIALIDADES DE LAS EVALUACIONES DIRIGIDAS POR CIUDADANOS EN AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i35.23918Parole chiave:
avaliações alternativas, participação social, atraso educacionalAbstract
Existe interesse em avaliações alternativas para enfrentam o atraso da aprendizagem. As “Avaliações conduzidas pelo Cidadãos” (Citizen-Led-Assessment) são o objeto deste artigo. Na América Latina, existem experiências dessas avaliações no México e na Nicarágua. O problema da pesquisa é determinar o potencial e os limites desse tipo de avaliação para a região. Método: é utilizada metodologia qualitativa. O corpus da pesquisa consiste em documentos institucionais, revisão bibliográfica e entrevistas com os responsáveis por esses projetos. Resultados: As avaliações lideradas por cidadãos representam uma série de potencialidades tanto para seus propósitos - documentando o atraso no aprendizado - quanto para seus meios - participação da comunidade, entrevistas domiciliares e simplicidade de instrumentos. Seus limites são, as limitadas capacidades institucionais das organizações executoras, a falta de diálogo com as autoridades educacionais e a imcomparabilidade entre os países participantes. Conclusões: As avaliações lideradas pelos cidadãos podem resultar em avaliações formativas em larga escala com potencial para serem replicadas, sendo especialmente úteis para posicionar o atraso da aprendizagem como um problema regional e envolver vários setores sociais na educação e melhoria educacional.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.