DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA PRÁTICA DE CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA

Autori

  • Maria Rozeleide de Oliveira Nóbrega Universidade Estadual do Ceará
  • Fabrício Bonfim Sudério Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.24334
Agenzie di supporto
UECE, PROFBIO, CAPES

Parole chiave:

Prática pedagógica, Roteiro didático, Ensino de anatomia e fisiologia humana.

Abstract

O objetivo geral deste trabalho foi desenvolver uma SD com estratégias práticas e lúdicas para a abordagem dos conteúdos de anatomia e fisiologia do Sistema Cardiovascular (SC). A SD foi desenvolvida e aplicada com estudantes do curso técnico de enfermagem de uma escola profissionalizante da rede pública estadual de Tauá, Ceará. Além do desenvolvimento e aplicação da SD, a pesquisa envolveu a análise de dois questionários respondidos pelos alunos: o primeiro sobre a significação que o estudo da temática tem para os estudantes e o segundo sobre as impressões dos mesmos quanto à contribuição dessa SD para a aprendizagem desse tema. A grande maioria dos estudantes demonstrou ter um bom nível de curiosidade e de entendimento sobre a importância do estudo do tema, além de boa compreensão sobre os cuidados e problemas relacionados ao funcionamento do SC. A SD desenvolvida envolve uma carga horária que permite a sua utilização sem comprometer as outras atividades da disciplina de Biologia e envolve metodologias que favorecem a participação ativa dos estudantes. A SD apresentou um alto percentual de aprovação pelos alunos.

Biografie autore

Maria Rozeleide de Oliveira Nóbrega, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Ciências (Licenciatura plena) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Mestre em Ensino de Biologia pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da UECE. Atualmente é professora da Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Odorico de Andrade.

Fabrício Bonfim Sudério, Universidade Estadual do Ceará

Bacharel (UFC) e Licenciado em Ciências biológicas (UECE). Mestre e Doutor em Bioquímica (UFC). Professor Associado "O" da UECE, vinculado ao Curso de Ciências biológicas da FAEC/UECE. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO), com ênfase nos seguintes macroprojetos: Novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia; Produção e avaliação de recursos didático-pedagógicos para o ensino de Biologia; e Botânica na escola. Experiência na área de Educação, com atuação em formação docente e em pesquisas nos Ensinos de Ciências e Biologia.

Pubblicato

18-10-2020

Come citare

NÓBREGA, M. R. de O.; SUDÉRIO, F. B. DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA PRÁTICA DE CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.24334. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24334. Acesso em: 3 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos e Ensaios