DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA PRÁTICA DE CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.24334Parole chiave:
Prática pedagógica, Roteiro didático, Ensino de anatomia e fisiologia humana.Abstract
O objetivo geral deste trabalho foi desenvolver uma SD com estratégias práticas e lúdicas para a abordagem dos conteúdos de anatomia e fisiologia do Sistema Cardiovascular (SC). A SD foi desenvolvida e aplicada com estudantes do curso técnico de enfermagem de uma escola profissionalizante da rede pública estadual de Tauá, Ceará. Além do desenvolvimento e aplicação da SD, a pesquisa envolveu a análise de dois questionários respondidos pelos alunos: o primeiro sobre a significação que o estudo da temática tem para os estudantes e o segundo sobre as impressões dos mesmos quanto à contribuição dessa SD para a aprendizagem desse tema. A grande maioria dos estudantes demonstrou ter um bom nível de curiosidade e de entendimento sobre a importância do estudo do tema, além de boa compreensão sobre os cuidados e problemas relacionados ao funcionamento do SC. A SD desenvolvida envolve uma carga horária que permite a sua utilização sem comprometer as outras atividades da disciplina de Biologia e envolve metodologias que favorecem a participação ativa dos estudantes. A SD apresentou um alto percentual de aprovação pelos alunos.
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