A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INDÍGENA: UMA BREVE LEITURA DA EXPERIÊNCIA ACREANA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.4789Parole chiave:
Educação Profissional Indígena, Agentes Indígenas Agroflorestais, Universidade da Floresta e formação de professoresAbstract
A Educação Profissional e Tecnológica Integrada à Educação Escolar Indígena é uma proposta nova, regida pelo Programa Nacional de Integração da Educação da Profissional Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA (2007), surgida de uma demanda exigida pelos povos indígenas e suas organizações. Dentre os vários casos de sucesso pode-se destacar o caso dos Agentes Indígenas Agrofloretais. Cita-se a Universidade da Floresta e sua re-ligação de saberes, com respeito aos princípios e direitos da educação indígena traduzido no respeito à sociodiversidade e interculturalidade, a atuação cidadã no mundo do trabalho, da sustentabilidade sócio-ambiental e do respeito à diversidade dos sujeitos.Downloads
Pubblicato
11-04-2011
Come citare
NASCIMENTO, J. J. C. A. do. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INDÍGENA: UMA BREVE LEITURA DA EXPERIÊNCIA ACREANA. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i11.4789. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4789. Acesso em: 19 apr. 2025.
Fascicolo
Sezione
Núcleo Temático: Interfaces Culturais e Formação de Professores
Licenza
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.