UMA REFLEXÃO HISTÓRICA SOBRE A QUESTÃO DO TRABALHO NA VISÃO DE ENGUIT
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v1i1.1007Resumo
Este artigo é uma reflexão introdutória de um capítulo do livro escrito por Enguita – A Face Oculta da Escola. Como sabemos, o autor aborda o processo de construção histórica na organização social do trabalho, discorrendo sobre o longo caminho percorrido, desde o início, em forma de assistência, artesanal e sem normas, altamente conflitivo, pelo qual homens e mulheres, foram privados do controle sobre suas condições de vida e conduzidos ao trabalho assalariado, ficando, portanto, os trabalhadores submetidos aos ritmos, normas e rendimentos estabelecidos pelo modelo capitalista, produzindo assim uma distribuição desigual de riqueza. Contraditoriamente, em termos ideológicos, produz uma imagem de existência, na qual, há oportunidades iguais para todos. O autor explica ainda como se deu a organização em termos de produção, jornada, ritmo, férias e salários, com os quais convivemos até hoje. Como já destacamos, o recorte teórico deste artigo está delimitado pelo capítulo 1 da obra citada anteriormente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.