PRODUÇÃO DE TEXTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DO LÚDICO: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.22473
Agências de fomento
Não houve.

Palavras-chave:

Ludicidade, Educação lúdica, Produção textual, Escrita.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivos compreender como a ludicidade pode contribuir com a produção textual dos alunos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e identificar e analisar quais as reações dos alunos em relação ao uso da ludicidade nas atividades de produção de texto. A metodologia de pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa baseada no uso de ferramentas de observação participante, na análise documental e em rodas de conversa. Alunos de uma turma do 4º ano participaram da pesquisa e a escola escolhida para a seleção desses resulta do Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental. Luckesi (1998, 2000, 2002, 2014), Massa (2015), Santos (1997), Almeida (2003), Huizinga (2007) dentre outros foram o apoio teórico deste estudo, os quais substanciaram os conceitos sobre Ludicidade e educação lúdica. Apoiamo-nos, também, nas pesquisas de Koch (2012), Geraldi (2002), bem como nos documentos oficiais, como os PCNs (1997) de Língua Portuguesa e a BNCC (2017), dentre outros, para embasar a parte que versa sobre a produção textual. De acordo com os resultados, as reações e as falas dos alunos foram, em geral, positivas em relação às atividades de produção textual envolvendo ludicidade. Portanto, pode-se reconhecer a importância da educação lúdica; faz-se necessário que professores incluam a ludicidade na prática de ensino de uma forma geral, e na produção de texto, em especial.

Biografia do Autor

Joseval dos Reis Miranda, Universidade Federal da Paraíba- Centro de Educação - Departamento de Metodologia da Educação - Campus I

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, Departamento de Metodologia da Educação e Professor do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UFPB, na unidade Mamanguape, Campus IV- Litoral Norte.

Priscila Silva Ferreira, Universidade Federal da Paraíba. Centro de Educação.

Graduada em Pedagogia pela UFPB.

Downloads

Publicado

18-10-2020

Como Citar

MIRANDA, J. dos R.; FERREIRA, P. S. PRODUÇÃO DE TEXTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DO LÚDICO: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.22473. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22473. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa