COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E CURRICULARES: UM AJUSTE À FORMAÇÃO HUMANA VOLTADA PARA O MERCADO DE TRABALHO PRECÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i35.23933
Agências de fomento
Palavras-chave:
Competência socioemocional, avaliação em larga escala, política curricular.Resumo
O tema do artigo refere-se aos desdobramentos da noção de competência socioemocional nas atuais políticas de avaliação em larga escala e curricular para educação básica, no Brasil. Para discutirmos essa temática, levantamos duas premissas. São elas: as demandas por competências socioemocionais são decorrentes das atuais configurações do mercado de trabalho; na função de promotor do consenso social sob a ótica do mercado, o Estado educador, sentido gramsciano, insere as competências socioemocionais no contexto das políticas educacionais. A pesquisa foi qualitativa de cunho bibliográfico e documental. Analisamos documentos de autoria do Banco Mundial, Instituto Ayrton Senna entre outros. Como principais resultados, analisamos que as competências socioemocionais contribuem para limitar o processo de formação humana, uma vez que resumem as condições de sociabilidade e psíquicas de cunho emocional aos ditames do mercado.Downloads
Publicado
01-06-2020
Como Citar
MELCHIOTTI GONÇALVES, A.; SANDRI, S.; BONFIM DE SOUZA LIMA, J.; TRINDADE MAIER, T. COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E CURRICULARES: UM AJUSTE À FORMAÇÃO HUMANA VOLTADA PARA O MERCADO DE TRABALHO PRECÁRIO. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 35, p. DOI: 10.17648/educare.v15i35.23933, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i35.23933. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23933. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Parte I - Políticas de avaliação educacional
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