AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.24366
Agências de fomento
Palavras-chave:
Avaliação em larga escala, prática pedagógica, ensino fundamental.Resumo
Neste artigo, são expostos os achados de uma investigação cujo objetivo foi refletir acerca das implicações da avaliação em larga escala para a prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental. Os dados abordados qualitativamente foram produzidos a partir de uma entrevista semiestruturada realizada junto aos professores e aos coordenadores pedagógicos vinculados à rede pública municipal de ensino. Com base nos resultados, valida-se que as avaliações externas colaboram para análises reflexivas atinentes às práticas desenvolvidas no contexto escolar e, embora seja de caráter externo à escola, essa modalidade de avaliação influencia as práticas pedagógicas quando contribui para a construção de uma cultura avaliativa que oferece subsídios para pensar em seu aperfeiçoamento.Downloads
Publicado
23-04-2021
Como Citar
BRITO, K. D. S. S.; CARVALHÊDO, J. L. P. AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 476–497, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.24366. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24366. Acesso em: 10 maio. 2025.
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Artigos e Ensaios
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