ATUALIDADE DA OBRA “O GOLPE NA EDUCAÇÃO” DE LUIZ ANTÔNIO CUNHA E MOACYR DE GÓES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.28959

Palavras-chave:

Educação no Brasil; Ditadura militar; História da educação.

Resumo

Neste artigo, realizamos a apresentação da obra “O golpe na educação”, publicada em 1985 por Cunha e Góes. Aborda o impacto da política educacional da Ditadura Militar no Brasil, no âmbito social e educacional. Temos como objetivo apresentar a obra, considerando a relevância dessa discussão para a História, e especialmente para a História da Educação. Os autores, revisitam tanto os movimentos educacionais de base popular nos anos 1950 e 1960, quanto as políticas educacionais do governo autoritário, entre 1964 e 1984. Metodologicamente, o estudo é de abordagem qualitativa, iniciamos situando os autores e na sequência, fazemos uma análise do conteúdo do livro. Como resultados, inferimos que o manuscrito, aponta a Ditadura Militar no Brasil como um período marcado por transformações sociais, políticas, econômicas, culturais e educacionais, e consideravelmente, por lutas e repressão. A política educacional do governo, sinalizava no sentido da privatização da educação, cujos efeitos são sentidos até hoje.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

FERNANDES, A. N. de O.; AGUIAR, A. L. O. .; FERNANDES, S. de B. ATUALIDADE DA OBRA “O GOLPE NA EDUCAÇÃO” DE LUIZ ANTÔNIO CUNHA E MOACYR DE GÓES. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 58–79, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i42.28959. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/28959. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios