A história da educação e a construção da consciência de classe dos trabalhadores da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v20i50.34378

Palavras-chave:

Educação; História da Educação; Consciência de Classe; Luta de classes.

Resumo

Este artigo, resultado da dissertação de Mestrado intitulada O processo de formação da consciência de classe do trabalhador da educação, propõe-se a analisar a dinâmica da consciência de classe ao longo da história e destacar a importância da pedagogia histórico-crítica no processo de transformação social. Verificamos que, se no passado remoto os conhecimentos eram socializados indistintamente, com o surgimento das classes sociais, ele passa a ser instrumentalizado pela classe detentora do poder em função de seus interesses. Para fundamentar a pesquisa, nos apoiamos nos seguintes autores: Marx, Engels, Manacorda, Saviani, Duarte, Orso, Vieira Pinto e Ponce. Por fim, ressaltamos o papel da formação da consciência de classe dos trabalhadores da educação como condição para o processo de transformação social. Ao resgatar a importância da pedagogia histórico-crítica como ferramenta de conscientização e de luta contra a alienação, a pesquisa busca oferecer elementos para a construção de uma práxis educativa transformadora, capaz de superar as desigualdades e de promover uma sociedade mais justa e igualitária. A pesquisa bibliográfica aqui apresentada se propõe a explicitar e analisar como a práxis educativa contribui ativamente para a formação da consciência de classe.

Biografia do Autor

Paulino José Orso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

 

 

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Publicado

25-06-2025

Como Citar

MIRANDA DA SILVA , P.; JOSÉ ORSO, P. A história da educação e a construção da consciência de classe dos trabalhadores da educação. Educere et Educare, [S. l.], v. 20, n. 50, p. 133–150, 2025. DOI: 10.48075/educare.v20i50.34378. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/34378. Acesso em: 2 jul. 2025.