A história da educação e a construção da consciência de classe dos trabalhadores da educação
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v20i50.34378Palavras-chave:
Educação; História da Educação; Consciência de Classe; Luta de classes.Resumo
Este artigo, resultado da dissertação de Mestrado intitulada O processo de formação da consciência de classe do trabalhador da educação, propõe-se a analisar a dinâmica da consciência de classe ao longo da história e destacar a importância da pedagogia histórico-crítica no processo de transformação social. Verificamos que, se no passado remoto os conhecimentos eram socializados indistintamente, com o surgimento das classes sociais, ele passa a ser instrumentalizado pela classe detentora do poder em função de seus interesses. Para fundamentar a pesquisa, nos apoiamos nos seguintes autores: Marx, Engels, Manacorda, Saviani, Duarte, Orso, Vieira Pinto e Ponce. Por fim, ressaltamos o papel da formação da consciência de classe dos trabalhadores da educação como condição para o processo de transformação social. Ao resgatar a importância da pedagogia histórico-crítica como ferramenta de conscientização e de luta contra a alienação, a pesquisa busca oferecer elementos para a construção de uma práxis educativa transformadora, capaz de superar as desigualdades e de promover uma sociedade mais justa e igualitária. A pesquisa bibliográfica aqui apresentada se propõe a explicitar e analisar como a práxis educativa contribui ativamente para a formação da consciência de classe.
Referências
CARVALHO, A. R. D. Inclusão social e as pessoas com deficiência: uma análise na perspectiva crítica. 2009. 178 f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2009.
GONÇALVES, S. R. Identidade de classe e os trabalhadores da educação. In: ORSO, P. J., GONÇALVES, S. R e MATTOS, V. M. Educação, Estado e Contradições Sociais. São Paulo: Outras Expressões, 2011.
FERREIRA, D. C. K. Educação, Trabalho e suas Mediações ao Longo da História da Humanidade nos Diferentes Modos de Produção da Existência. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 3, n. 2, p. 46-57.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução Manuel Dias Duarte. Lisboa: Horizonte, 1978.
MANACORDA, M. A. História da Educação: da antigüidade aos nossos dias. Tradução de Caetano Lo Monasco. Revisão da tradução Rosados Anjos Oliveira e Paolo Nosella. 3 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992.
MARX, K. A ideologia alemã. Lisboa: Avante, 1981.
MARX, K. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Cortez Editor, 1998.
ORSO, P. J. Educação, história, possibilidades e os limites. Revista Germinal. Educação e marxismo em debate, Salvador, v. 4, n. 2, p. 46-57, 2012.
ORSO, P. J. Os desafios de uma educação revolucionária. In: ORSO, P. J.; MALANCHEN, J; CASTANHA, A. P. Pedagogia Histórico-Crítica, Educação e Revolução 100 Anos da Revolução Russa. Campinas: Autoras Associados Ltda., 2018. 224 p.
ORSO, P. J. Um centenário da Revolução Russa (1917-2017) e a burguesia revela seu lado perverso. Revista HISTEDBR, Campinas, v. 17, n. 4, p. 1019-1035, out./dez. 2017.
PINTO, A. V. Ciência e Existência. Petrópolis: Paulinas, 1979.
PONCE, A. Educação e luta de classes. Tradução de José Severo de Camargo Pereira. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
SAVIANI, D. A expansão do ensino superior no Brasil: mudanças e continuidades. Poíesis Pedagógica, v. 8, n. 2, p. 4-17, ago/dez. 2010.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, 11. ed. Revista Campinas - SP: Autores Associados, 2011.
SAVIANI, D. A Pedagogia Histórico-Crítica, as Lutas de Classe e a Educação Escolar. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, dez. 2013.
SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 36. ed. Revista - Campinas: Autores Associados, 2003.
SAVIANI, D.; DUARTE, N. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2013.
VAHL (UFPEL), M. J. O conceito de escravidão na Política de Aristóteles: um problema metafísico ou político? Controvérsia, São Leopoldo, v. 12, n. 3, p. 178–187, 2016. Disponível em:
https://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/12306. Acesso em: 12 jan. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.