A PEDAGOGIA E O CENÁRIO PÓS-MODERNO: SOBRE AS POSSIBILIDADES DE CONTINUAR EDUCANDO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v5i10.3476Palavras-chave:
Pedagogia, pós-modernidade, discurso pedagógicoResumo
Este artigo integra os produtos de uma pesquisa que investigou as repercussões do cenário da pós-modernidade sobre os fundamentos normativos da educação, reconhecida a falência da fundamentação metafísica e assegurado o reconhecimento de que a pós-modernidade é um fato. Dentro deste cenário e para os propósitos deste texto, importa analisar o lugar da pedagogia como campo de circulação discursos que pretendem fundamentar o agir pedagógico no disperso cenário contemporâneo. Para isso, o texto procede uma análise do tema a partir das contribuições da filosofia da educação e busca apontar que a pedagogia de cunho metafísico e ideal não é unicamente essencialista pois ainda que opere com considerações ideais acerca do sujeito e das finalidades da educação, sabe que isso não se realiza desacompanhada do fluxo histórico e concreto das forças do presente. Portanto, não dá para compor uma pedagogia calcada somente na força do cotidiano e tampouco nas promessas do futuro que está por vir. Não havendo solução via alternativa e nem tampouco uma solução superadora, mais ampla e que congregue o melhor de cada uma, fica o desafio da primazia da pergunta que toma a própria natureza híbrida da pedagogia como ponto de partida a ser considerado na análise, em defesa de que somente é viável, independente da sua sustentação teórica, um discurso pedagógico que seja ao mesmo tempo possível e simples.
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