AS SEDUÇÕES DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: FABRICANDO O SUJEITO CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v11i23.13472Ключові слова:
Lúdico, Educação Matemática, Sujeito Contemporâneo, Discurso.Анотація
Este artigo propõe uma reflexão sobre um enunciado presente no discurso da Educação Matemática Escolar, que diz respeito à importância do lúdico, atividades como jogos e brincadeiras, no ensino de matemática. A intenção do estudo é identificar entrelaçamentos entre essas práticas e a fabricação do sujeito contemporâneo, especialmente por meio da instituição escolar. A partir da Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, buscou-se evidenciar as justificativas atribuídas pelos autores para a utilização do lúdico nas aulas de matemática no discurso da Educação Matemática, especificamente nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática). Dentre as justificativas mais recorrentes está a de que o aluno deve ter o desejo de aprender matemática, a de que a criança precisa aprender com prazer, e ainda a importância da satisfação do aluno ao aprender brincado. As enunciações apresentadas apontam para uma possível interlocução entre as práticas lúdicas e um dos aspectos da contemporaneidade: o consumismo. Deste modo, o estudo propõe reflexões que podem contribuir para a formação de professores, pois problematiza o discurso da Educação Matemática e algumas ressonâncias na constituição dos sujeitos moldados pela sociedade de consumidores.
Downloads
Опубліковано
Як цитувати
Номер
Розділ
Ліцензія
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.