ANÁLISE AO PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM PERSPECTIVA AO PLENO DESENVOLVIMENTO HUMANO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1674Parole chiave:
Educação Omnilateral – Avaliação – Desenvolvimento HumanoAbstract
Este texto é um das tematizações apreendidas através da pesquisa em desenvolvimento no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina intitulado “O específico de estudo das áreas do conhecimento humano para o currículo escolar”, e que tem enquanto objeto de estudo a reelaboraçãodos elementos essenciais do saber para um projeto de formação humana plena. O estudo foi realizado através da coleta de dados de alunos do quarto ano de Pedagogia da Universidade supra citada, deste o ano de 2004, e em número aleatório, para abordar os quesitos essenciais e periféricos a reelaboração das noções situacionais e históricas do recorte que demos ao estudo: a avaliação enquanto elemento fundamental para a ressignificação dos conceitos para a plena formação humana. Aludimos no estudo que tal intento será respaldado por meio da intervenção omnilateral enquanto perspectiva a uma educação unitária enquanto desenho para o desenvolvimento humano pleno, ou seja, educação intelectual, a tecnológica e a corporal, como pontua a tese praxiológica gramsciniana. A internalização dos elementos permanentes e transitórios para a ressignificação
dos saberes se dará por base nos atos reproduzidos na cotidianidade (individualidade) e não-cotidianidade (sociedade) o que nos remete a entender a avaliação enquanto imprescindível para o mesmo. A investigação oportunizou a sistematização dos aportes que nos pareceram ser de significativa contribuição para o desenvolvimento pleno dos indivíduos, numa perspectiva crítico-superadora.
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Pubblicato
01-01-2000
Come citare
PLATT, A. D. ANÁLISE AO PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM PERSPECTIVA AO PLENO DESENVOLVIMENTO HUMANO. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 341–351, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1674. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1674. Acesso em: 19 apr. 2025.
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