O QUE DIZ O TEOREMA DA INCOMPLETUDE DE GÖDEL PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i33.22511
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Ключові слова:
Educação Matemática, Filosofia da Matemática, Teorema da Incompletude, Formação de professores.Анотація
Neste artigo são expostos os achados de uma investigação sobre o sentido que o teorema da incompletude de Gödel fez para licenciandos em Matemática e o que, para eles, se mostrou relevante a respeito do teorema da incompletude de Gödel e o ensino de matemática. Os dados foram construídos junto aos estudantes matriculados numa disciplina do oitavo semestre que vivenciaram as atividades e aulas elaboradas por nós e planejadas para 8 horas e 12 horas, respectivamente, nos semestres de 2017.2 e 2018.2, de uma universidade estadual da Bahia. A ideia incompletude de Gödel é entendida pelos estudantes: como uma limitação da Matemática no modo de produzir conhecimento; como a Matemática estando em movimento de completar-se, o que a afasta da visão de uma ciência exata e soberana; como importante para compreender a constituição dos objetos matemáticos, a sua estrutura; como importante para entender o modo de produção de conhecimento matemático; como trazendo ao debate questões filosóficas da Matemática e da Educação Matemática.Downloads
Опубліковано
06-01-2020
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BATISTELA, R. de F.; BICUDO, M. A. V. O QUE DIZ O TEOREMA DA INCOMPLETUDE DE GÖDEL PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 33, p. DOI: 10.17648/educare.v15i33.22511, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i33.22511. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22511. Acesso em: 17 квіт. 2025.
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Dossiê: Filosofia da Educação Matemática
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