UMA ANÁLISE DAS DESPESAS COM MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO GOVERNO REQUIÃO (2003-2006)
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v5i10.5378Ключові слова:
Financiamento, Educação superior, Universidades Paranaenses, Governo Requião.Анотація
No ano de 2007 foram comemorados os 20 anos da conquista da gratuidade da educação superior pública no estado do Paraná. Apesar de as IEES (Instituições Estaduais de Ensino Superior) permanecerem gratuitas, graças aos esforços de movimentos que defendem a universidade pública e gratuita, os últimos anos vêm sendo marcados por orçamentos arrochados, um verdadeiro ataque à autonomia de gestão financeira e patrimonial das universidades. Roberto Requião assumiu o governo paranaense, em janeiro de 2003, com o discurso da mudança. No início de seu governo, implementou políticas que demonstraram uma grande distância entre o discurso e a prática governamental. Neste trabalho ao analisar documentos do Tribunal de Contas os do Estado do Paraná, percebemos que, no que tange ao financiamento das IEES paranaenses, o Governo Requião, no período de 2003 a 2006, apesar do aumento nominal investiu menos do que o Governo Lerner (1999-2002). Apesar das diferenças políticas entre Lerner e Requião, o resultado concreto das ações de Requião e Lerner, no que tange ao financiamento das IEES paranaenses, foram muito semelhantes: a redução dos recursos, constitucionalmente vinculados, para a manutenção e desenvolvimento da educação superior pública paranaense.
Downloads
Опубліковано
Як цитувати
Номер
Розділ
Ліцензія
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.