CONHECIMENTO PARA O ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA NOS MANUAIS DIDÁTICOS MEXICANOS

Autores

  • Bianca Felix do Nascimento Bento
  • Edvonete Souza de Alencar

Palavras-chave:

Educação Matemática; Conhecimento especializado; Formação de professores.

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar os conhecimentos para ensinar matemática nos anos iniciais da educação primária nos manuais didáticos mexicanos. Este estudo possibilitará reconhecer quais subdomínios do conhecimento especializado do professor que ensina de Matemática são revelados nas sugestões metodológicas apresentadas nos manuais didáticas. A questão norteadora desta investigação é: Quais conhecimentos especializados são evidenciados pelos manuais didáticos mexicanos da educação primária? A metodologia utilizada nesta pesquisa é a documental. Assim, para a realização desta investigação, analisaremos os manuais didáticos disponíveis no site do governo mexicano. Com a seleção dos manuais didáticos serão analisados as orientações para os docentes e sugestões metodológicas, no qual utilizaremos a concepção teórica dos estudos sobre o Conhecimento Especializado do Professor de Matemática. Os conhecimentos mais evidenciados nos manuais didáticos são o Conhecimento para o Ensino de Matemática – KMT. Consideramos que esta investigação promove um maior conhecimento do cenário e as concepções educacionais para ensinar matemática presentes nos manuais didáticos mexicanos da educação primária, como também os conhecimentos especializados do professor revelados nos documentos analisados.

Referências

ALENCAR, E. S. Literatura infantil para o ensino de Matemática como recurso para a formação de professores. Editora Twee, 2019.

CARRILLO José; CLIMENT, Nuria; MONTES, Miguel; CONTRERAS, Luis C.; FLORES-Medrano, Eric; ESCUDERO-Ávila, Dinazar; VASCO, Diana; ROJAS, Nielka; FLORES, Pablo, AGUILAR-GONZÁLEZ, Álvaro; RIBEIRO Miguel & MUÑOZ-CATALÁN, M. Cinta. The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, v. 20, p. 1-18., 2018

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.

SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, Governo do México, Libro para el Maestro Matemáticas- primer grado – Segunda edição 2019.

SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, Governo do México, Libro para el Maestro Matemáticas- segundo grado – Segunda edição 2019.

SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, Governo do México. Desafios Matemáticos – tercer grado. – Segunda edição 2019.

SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, Governo do México. Desafios Matemáticos – cuarto grado. – Segunda edição 2019.

SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, Governo do México. Desafios Matemáticos – quinto grado. – Segunda edição 2019.

Downloads

Publicado

27-06-2024

Como Citar

BIANCA FELIX DO NASCIMENTO BENTO; EDVONETE SOUZA DE ALENCAR. CONHECIMENTO PARA O ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA NOS MANUAIS DIDÁTICOS MEXICANOS . Espaço Plural, [S. l.], v. 20, n. 40, 2024. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/34056. Acesso em: 18 abr. 2025.