CONHECIMENTO PARA O ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA NOS MANUAIS DIDÁTICOS MEXICANOS
Palavras-chave:
Educação Matemática; Conhecimento especializado; Formação de professores.Resumo
Este estudo tem como objetivo identificar os conhecimentos para ensinar matemática nos anos iniciais da educação primária nos manuais didáticos mexicanos. Este estudo possibilitará reconhecer quais subdomínios do conhecimento especializado do professor que ensina de Matemática são revelados nas sugestões metodológicas apresentadas nos manuais didáticas. A questão norteadora desta investigação é: Quais conhecimentos especializados são evidenciados pelos manuais didáticos mexicanos da educação primária? A metodologia utilizada nesta pesquisa é a documental. Assim, para a realização desta investigação, analisaremos os manuais didáticos disponíveis no site do governo mexicano. Com a seleção dos manuais didáticos serão analisados as orientações para os docentes e sugestões metodológicas, no qual utilizaremos a concepção teórica dos estudos sobre o Conhecimento Especializado do Professor de Matemática. Os conhecimentos mais evidenciados nos manuais didáticos são o Conhecimento para o Ensino de Matemática – KMT. Consideramos que esta investigação promove um maior conhecimento do cenário e as concepções educacionais para ensinar matemática presentes nos manuais didáticos mexicanos da educação primária, como também os conhecimentos especializados do professor revelados nos documentos analisados.
Referências
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