CONHECIMENTO PARA O ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA NOS MANUAIS DIDÁTICOS MEXICANOS
Palabras clave:
Initial teacher formationResumen
This study aims to identify the knowledge to teach mathematics in the early years of primary education in Mexican textbooks. This study will make it possible to recognize which subdomains of the specialized knowledge of the teacher who teaches mathematics are revealed in the methodological suggestions presented in the textbooks. The guiding question of this research is: What specialized knowledge is evidenced by Mexican textbooks of primary education? The methodology used in this research is documentary. Thus, to carry out this research, we will analyze the textbooks available on the website of the Mexican government. With the selection of textbooks will be analyzed the guidelines for teachers and methodological suggestions, in which we will use the theoretical conception of the studies on the Specialized Knowledge of the Mathematics Teacher The most evidenced knowledge in textbooks are the Knowledge for the Teaching of Mathematics – KMT. We consider that this research promotes a greater knowledge of the scenario and the educational conceptions to teach mathematics present in the Mexican textbooks of primary education, as well as the specialized knowledge of the teacher revealed in the documents analyzed.
Citas
ALENCAR, E. S. Literatura infantil para o ensino de Matemática como recurso para a formação de professores. Editora Twee, 2019.
CARRILLO José; CLIMENT, Nuria; MONTES, Miguel; CONTRERAS, Luis C.; FLORES-Medrano, Eric; ESCUDERO-Ávila, Dinazar; VASCO, Diana; ROJAS, Nielka; FLORES, Pablo, AGUILAR-GONZÁLEZ, Álvaro; RIBEIRO Miguel & MUÑOZ-CATALÁN, M. Cinta. The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, v. 20, p. 1-18., 2018
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.
SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, Governo do México, Libro para el Maestro Matemáticas- primer grado – Segunda edição 2019.
SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, Governo do México, Libro para el Maestro Matemáticas- segundo grado – Segunda edição 2019.
SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, Governo do México. Desafios Matemáticos – tercer grado. – Segunda edição 2019.
SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, Governo do México. Desafios Matemáticos – cuarto grado. – Segunda edição 2019.
SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, Governo do México. Desafios Matemáticos – quinto grado. – Segunda edição 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Espaço Plural

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.