REGIME DE COLABORAÇÃO APRESENTADO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
colaboração; base nacional comum curricular; estratégia de ensino.Resumo
A Base Nacional Comum Curricular é um documento do Ministério da Educação que apresenta definições de aprendizagens e tem como pretensão reduzir a fragmentação das políticas educacionais em níveis municipais, estaduais e federais, e servir como um guia para a elaboração de currículos e propostas pedagógicas em toda a rede escolar do país. O objetivo deste trabalho foi examinar as diretrizes e orientações propostas pela BNCC em relação a aplicação da colaboração no ensino brasileiro. Essa pesquisa teve uma abordagem qualitativa caracterizada como pesquisa documental. A colaboração está presente em todas as sessões do documento, incluindo as três etapas do ensino, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, ainda que tenha sido encontrada com maior frequência no Ensino Fundamental. A área de linguagens se destacou, especialmente no componente curricular da língua portuguesa. A aprendizagem colaborativa é uma maneira efetiva de tornar o aprendizado envolvente e significativo com protagonismo e atuação ativa dos estudantes, o que reforça a relevância deste estudo a fim de que essa prática seja cada vez mais implementada na educação básica.
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