BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Tatiana das Merces Januário
  • Cleonara Maria Schwartz

Palavras-chave:

BNCC; Ensino; Língua Portuguesa.

Resumo

Este texto expõe resultados de um trabalho de busca, seleção, síntese e análise de trabalhos científicos que constituem, na atualidade, a produção acadêmica sobre o tema da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas implicações para o ensino da Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada em fontes acadêmicas, como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Portal da Capes. À luz da perspectiva teórica dialógica fundamentada por Mikhail Bakhtin e seu círculo, foram analisados 52 trabalhos, que apontam que não há consenso no campo acadêmico quanto a BNCC ser um documento necessário (ou não) para a melhoria das políticas públicas para o ensino da Língua Portuguesa. São vários pontos de vista em disputa que tensionam o debate sobre os desdobramentos da BNCC nas práticas pedagógicas dos professores, nos conteúdos a serem ensinados e na formação dos estudantes.

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Publicado

29-02-2024

Como Citar

TATIANA DAS MERCES JANUÁRIO; CLEONARA MARIA SCHWARTZ. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Espaço Plural, [S. l.], v. 20, n. 40, 2024. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/34068. Acesso em: 18 abr. 2025.