As escritas na escola do campo

Autores

Palavras-chave:

Escritas, Educação do campo, Aprendizagens, Letramentos

Resumo

O texto apresenta reflexões sobre escolas de Educação do Campo diante do processo de escrita, enfatizando leitura, alfabetização e letramento, sobretudo, relativos à Língua Portuguesa. Evidencia potencialidades e dilemas enfrentados no processo da escrita e seu aperfeiçoamento. A pesquisa é qualitativa do tipo bibliográfica sistemática narrativa, tendo como fonte, artigos capturados na plataforma Cafe/Capes até o ano de 2023. Os resultados demonstram a importância da Educação do Campo para o ensino da escrita da Língua Portuguesa vinculada ao contexto dos alunos, embora ainda seja preciso avançar; as classes multisseriadas requerem atenção urgente frente a formação de professores para esta especificidade ser um potencial; a interdisciplinaridade mostrou-se eficaz interlocutora entre escrita e comunidade; há necessidade de superar a concepção de escrita escolar para perceber leituras e letramentos dos camponeses. 

Biografia do Autor

Isaura Isabel Conte , Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Docente da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

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Publicado

11-12-2025

Como Citar

CONTE , I. I. As escritas na escola do campo. Espaço Plural, [S. l.], v. 21, n. 43, p. 227–254, 2025. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/35210. Acesso em: 20 dez. 2025.