A SUBJETIVIDADE COMO POTÊNCIA DE PENSAMENTO

LINHAS IDENTITÁRIAS FEMININAS NA DOCÊNCIA

Auteurs-es

  • Daniela De Maman Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.48075/rfc.v24i39.28214

Résumé

O texto pretende elucidar o estudo que tem por objetivo explorar o potencial criativo numa situação
análoga das linhas de agenciamento ao emergir das subjetividades femininas no exercício docente, com
também, promover compreensão dos processos de subjetivação à luz de algumas noções conceituais de
Gilles Deleuze e Felix Guattari. As três linhas, de agenciamentos se caracterizam como conhecimento, isto
é, saberes rizomáticos. As linhas deflagram, em situações de análise, da subjetividade feminina, trajeto de
encontros com pensamentos e produção de identidades docentes. A abordagem metodológica utilizada
ampara-se na pesquisa bibliográfica como estudo da arte e, na cartografia, como meio para o
entendimento dos processos de subjetivação feminina na docência. As perspectivas alavancadas apontam
um horizonte ampliado, sobre movimentos de pensamento, em que a noção de subjetividade é
potencializada, como construção de uma prática voltada às singularidades dos sujeitos do gênero
feminino.

Biographie de l'auteur-e

Daniela De Maman, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e professora  da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. E-mail: danielademamam@gmail.com

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Publié-e

13-07-2022

Comment citer

MAMAN, D. D. A SUBJETIVIDADE COMO POTÊNCIA DE PENSAMENTO: LINHAS IDENTITÁRIAS FEMININAS NA DOCÊNCIA. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 24, n. 39, p. 09–29, 2022. DOI: 10.48075/rfc.v24i39.28214. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/28214. Acesso em: 4 juill. 2025.