DESMATAMENTO NA FLORESTA AMAZÔNICA PARAENSE / DEFORESTATION OF THE PARAENSE AMAZON FOREST

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v3i4.25590
Agências de fomento

Resumo

A presente pesquisa é uma análise do desmatamento que vem ocorrendo no estado do Pará, devastando a Floresta Amazônica do estado, utilizando de mapeamentos com uso de base dados secundários em SIG para análise de dados geográficos. Tem-se como objetivo analisar os processos de desmatamento e as ações por parte do poder público para minimizar a degradação ambiental no estado, por uso de geoprocessamento aplicado a geração de mapa em base de dados secundários os do Projeto PRODES e DETER. Para tanto, realizou-se uma análise quali-quantitativa consulta, coleta e análise de dados bibliográficos e documentais cartográficos em meio digital, e aplicação de metodologia para a construção do mapa por sobreposição das camadas shapefiles na geração do mapa de desmatamento no software QGis 3. A pesquisa apresenta resultados que apontam para ações emergenciais de combate ao desmatamento, e a necessidade de apoio aos órgãos ambientais e tecnológicos, para melhorar a infraestrutura e a qualidade de seus serviços de monitoramento, ao qual as geotecnologias devem se voltar para os alertas, e ações de redução das taxas de desmatamentos e incêndios, ao qual aliadas a atualização do macrozoneamento ecológico-econômico como instrumento de gestão possa contribuir para políticas públicas e sociais sustentáveis no estado do Para, Brasil.

Biografia do Autor

Drª Ponciana Freire de Aguiar, Universidade Federal do Pará – UFPA

Professora do PPGPD/NAEA e Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Geoprocessamento para Gestão Pública e Ambiental do NAEA e Integrante da Rede Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente ao Clima – RIPEDRC.

Downloads

Publicado

21-01-2022

Como Citar

AGUIAR, P. F. de . DESMATAMENTO NA FLORESTA AMAZÔNICA PARAENSE / DEFORESTATION OF THE PARAENSE AMAZON FOREST. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 4, n. 1, p. p. 01–11, 2022. DOI: 10.48075/ijerrs.v3i4.25590. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/25590. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos