DESMATAMENTO NA FLORESTA AMAZÔNICA PARAENSE / DEFORESTATION OF THE PARAENSE AMAZON FOREST
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v3i4.25590Resumo
A presente pesquisa é uma análise do desmatamento que vem ocorrendo no estado do Pará, devastando a Floresta Amazônica do estado, utilizando de mapeamentos com uso de base dados secundários em SIG para análise de dados geográficos. Tem-se como objetivo analisar os processos de desmatamento e as ações por parte do poder público para minimizar a degradação ambiental no estado, por uso de geoprocessamento aplicado a geração de mapa em base de dados secundários os do Projeto PRODES e DETER. Para tanto, realizou-se uma análise quali-quantitativa consulta, coleta e análise de dados bibliográficos e documentais cartográficos em meio digital, e aplicação de metodologia para a construção do mapa por sobreposição das camadas shapefiles na geração do mapa de desmatamento no software QGis 3. A pesquisa apresenta resultados que apontam para ações emergenciais de combate ao desmatamento, e a necessidade de apoio aos órgãos ambientais e tecnológicos, para melhorar a infraestrutura e a qualidade de seus serviços de monitoramento, ao qual as geotecnologias devem se voltar para os alertas, e ações de redução das taxas de desmatamentos e incêndios, ao qual aliadas a atualização do macrozoneamento ecológico-econômico como instrumento de gestão possa contribuir para políticas públicas e sociais sustentáveis no estado do Para, Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.