A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR NUTRICIONAL NA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE E GARANTIA DO DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA

Autores

  • Guilherme Kaiser Breda
  • Irene Carniatto
  • Jaciara Reis Nogueira Garcia

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v2i1.26014

Resumo


A Educação Alimentar e Nutricional aliada a sustentabilidade é um dos instrumentos utilizados para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e para promoção da saúde. Recomendações do Marco de referência de Educação Alimentar e Nutricional para políticas públicas de 2012, orientam que as ações de EAN sejam baseadas nos princípios de autocuidado, sustentabilidade social, ambiental e econômica, que valorize a cultura e diferentes saberes dos povos, entre outros. Assim, desenvolveu-se em uma escola privada no município de Toledo-PR, uma pesquisa com 113 crianças do ensino fundamental, para executar ações de EAN baseadas nesses princípios norteadores. Verificou-se os dados relativos ao estado nutricional, composição da lancheira montada pelos pais e buscou-se explorar os pontos críticos por meio de atividades lúdicas e metodologias ativas. Com isso, demonstrou-se a importância desse processo educativo para estimular bons hábitos de alimentação e promover mudanças no comportamento alimentar das crianças, que resultem em promoção da saúde e na garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada.

Downloads

Publicado

01-06-2020

Como Citar

BREDA, G. K.; CARNIATTO, I.; GARCIA, J. R. N. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR NUTRICIONAL NA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE E GARANTIA DO DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 2, n. 1, 2020. DOI: 10.48075/ijerrs.v2i1.26014. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/26014. Acesso em: 28 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos