OS PROBLEMAS DE SANEAMENTO E SEUS IMPACTOS SOBRE A SAÚDE PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i2.28614

Resumo

O artigo tem como intuito discutir os impactos do saneamento na saúde pública, já que se acredita, há uma estreita inter-relação entre elas, o que explicita a importância de um planejamento público que leve em conta a conexão entre os dois setores. Tendo em vista que a melhora no saneamento básico é um dos meios essenciais para a prevenção de doenças e epidemias de veiculação hídrica. É de significativa importância o desenvolvimento de um debate sobre a dificuldade na tarefa de detecção causa-efeito num sistema de saneamento básico em outras áreas e a melhoria da eficiência do setor. Foi possível destacar que apesar de ter ocorrido melhoras no setor, existem carências históricas que necessitam ser resolvidas principalmente no que diz respeito à incorreta adequação do sistema de infraestrutura, bem como da existência de lacunas legais e socioeconômicas, que, por sua vez, provocam impactos negativos principalmente àquelas parcelas de população de mais baixa renda.

Biografia do Autor

Karla Cristina Tyskowski Teodoro Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2013), mestrado em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina (2016) e doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia regional. Participa dos grupos de pesquisa GEITES (Grupo de Economia, Indústria, Agricultura,Tecnologia e Sociedade) e Estudos interdisciplinares e leituras históricas.

Downloads

Publicado

04-09-2022

Como Citar

TEODORO RODRIGUES, K. C. T.; NAVARRO BARRINHA, R.; ANDRONIO RAMUNDO STADUTO, J.; INGAR WESTEREN, K. OS PROBLEMAS DE SANEAMENTO E SEUS IMPACTOS SOBRE A SAÚDE PÚBLICA. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 1–20, 2022. DOI: 10.48075/ijerrs.v4i2.28614. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/28614. Acesso em: 4 abr. 2025.