MANUAL DE DICAS SUSTENTÁVEIS:UM ESTUDO ACERCA DA EDUCAÇÃO E PERCEPÇÃO AMBIENTAL / SUSTAINABLE TIPS MANUAL: A STUDY ABOUT EDUCATION AND ENVIRONMENTAL PERCEPTION
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v3i1.26303Palavras-chave:
Educação ambiental, Percepção ambiental, Sustentabilidade, Meio ambiente.Resumo
Analisando o contexto vivido na atualidade em relação às questões ambientais notou-se certo descaso da sociedade em relação a este tema. A partir disso, foi possível entender a necessidade de mudança de hábitos e costumes de forma que os mesmos não interfiram tão intensamente no meio ambiente. Por isso, desenvolveu-se um manual com dicas de sustentabilidade, de fácil aplicação e com vocabulário acessível para todos os públicos. Para mensurar, não só a aplicabilidade do manual, mas também o nível de percepção ambiental da sociedade, criou-se um formulário de pesquisa acerca do tema e convidou-se um grupo composto por 103 pessoas, as quais foram submetidas à leitura do manual em primeira ordem, seguido da aplicação do formulário. O manual: “104 dicas para você salvar o planeta” objetivou descrever dicas que podem ser implementadas no dia a dia, seguindo orientações já praticadas e difundidas por algumas pessoas, a fim de gerar insights na população e recapitular a importância dessas práticas. A pesquisa de percepção ambiental apresentou resultados interessantes e, em alguns casos, até mesmo inesperados, além disso, boa parte dos 103 participantes deixou uma devolutiva positivo na questão 10, que abriu um espaço para comentários e sugestões.Referências
ARAÚJO, K.C. M, RAMIREZ, K. G., GIANI, M. K. 104 dicas para você salvar o planeta. 2020. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdade União das Américas - UNIAMERICA, Foz do Iguaçu.
BARBIERI, J. C.; SILVA, D. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios. Revista de Administração Mackenzie (RAM), São Paulo, v.12, n.3, p.51-82, 2011.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_26.06.2019/art_225_.asp.Acesso em: 29 set. 2020.
DIAS, K. F. Abordagem ambiental nos livros didáticos aprovados pelo PNLEM/2007: Princípios da Carta de Belgrado. 2012. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação, Universidade Federal de Goiás – UFG. Goiânia.
FERREIRA, L. C.; MARTINS, L. C. G. F.; PEREIRA, S. C. M, RAGGI, D. G.; SILVA, J. G. F. Educação ambiental e sustentabilidade na prática escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), São Paulo, v.14, n.2, p.201-214, 2019.
GOHN, M. G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.14, n.50, 2006
LAYRARGUES, P. P. Educação ambiental com compromisso social: o desafio da superação das desigualdades. Repensar a educação ambiental: um olhar crítico. São Paulo: Cortez, 2009. p. 11-31.
MATOS, M. C. F. G. Panorama da educação ambiental brasileira a partir do V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. 2009, 124 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação) – Faculdade de Educação, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
TOZONI-REIS, M. F. C. Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição. Ciência e Educação, Botucatu, v.8, n.1, p.83-96, 2002.
MALAFAIA, G.; RODRIGUES, A. S. L. Percepção ambiental de jovens e adultos de uma escola municipal de ensino fundamental. Revista brasileira de biociências, Instituto de Biociências UFRGS, v. 7, n. 3, 2009.
MARCZWSKI, M. Avaliação da percepção ambiental em uma população de estudantes do ensino fundamental de uma escola municipal rural: um estudo de caso. 2006. 188 f. Dissertação (Programa de pós-graduação em ecologia) – Instituto de biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
PEDRINI, A.; COSTA, E. A.; GHILARDI, N. Percepção ambiental de crianças e pré-adolescentes em vulnerabilidade social para projetos de educação ambiental. Ciência & Educação, Bauru, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, v.16, n.1, p.163-179, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.