SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA E SUA UTILIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i1.26438Resumo
Resumo:
O Programa de Alimentação Escolar (PNAE) visa promover e garantir a alimentação e segurança alimentar, suprindo as necessidades nutricionais dos estudantes, sendo um direito garantido pela Constituição Federal do Brasil. Objetiva-se com esta revisão integrativa avaliar a utilização do PNAE no município de Poços de Caldas – MG. A revisão foi realizada por meio de busca na base de dados do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC) utilizando como estratégia de busca os dados referentes à cidade de Poços de Caldas – MG em um período de 5 anos (2015 a 2019), e considerando 10 perguntas do questionário do site SiGPC-Acesso Público. Observamos que o município cumpre com o estabelecido na Lei Federal nº 11.947/2009, que exige obrigatoriedade de que os municípios destinem 30% dos recursos repassados para Estados e municípios na compra direta de alimentos provenientes da agricultura familiar. Considerando-se o questionário de acesso público, verificamos que ele contribui para que a população acompanhe de forma transparente os recursos públicos, o PNAE contribui para uma melhor alimentação escolar e segurança alimentar e nutricional e que a compra direta de alimentos provenientes da agricultura familiar movimenta a economia local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.