ALTERAÇÕES AMBIENTAIS EM MUNICÍPIOS DO AGRESTE PERNAMBUCANO E AÇÕES DOS GOVERNOS PARA MIMIZÁ-LAS, SEGUINDO A PERCEPÇÃO DE GESTORES MUNICIPAIS
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i2.28374Resumo
Um dos temas mais debatidos atualmente tem sido os impactos antrópicos sobre o ambiente natural e são insuficientes as políticas públicas destinadas à sua minimização. Nota-se a carência de estudos da realidade ambiental nos municípios pernambucanos, bem como a ausência de políticas ambientais para enfrentar esses impactos negativos. Visando a analisar as recentes alterações ambientais e acompanhar os programas dos governos locais, foram investigados, a partir da aplicação de questionário idêntico ao utilizado pelo IBGE, referente a 2002 e em todo o Brasil, e de entrevistas, os municípios mais populosos na mesorregião Agreste de Pernambuco. A partir dos questionários, foram gerados dois índices: o Índice das Pressões Antrópicas e o Índice de Atenuação das Pressões Antrópicas. Comprova-se, a partir dos dados, aumento dos impactos e um número reduzido de políticas municipais
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 International Journal of Environmental Resilience Research and Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.