COVID-19: LIÇÕES PARA UMA CULTURA DE PREVENÇÃO DE RISCO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i3.28533Resumo
A pandemia da COVID-19 mostrou que existem pessoas que ignoram a sua própria conduta de risco. Houve diferentes formas de enfrentamento e os resultados ao longo do tempo mostraram que aqueles que tiveram maior percepção de risco, por estarem calcados no aprendizado adquirido em experiências anteriores, obtiveram melhores resultados, e vice-versa. As resistências às medidas de enfrentamento se deram por conta da incapacidade dos indivíduos de perceberem os riscos, redundando num comportamento perigoso para si e para toda a sociedade. Isso mostra a falta que faz uma sociedade envolta numa cultura de prevenção de riscos. Com base no similarmente já vivido, é feita uma abordagem sobre fatos envolvendo a pandemia, de onde se extrai, conclusivamente, que a falta da noção de risco contribuiu para os efeitos indesejados. Conclui-se que a pandemia serve de base para mudança comportamental em vista dos riscos evitáveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.