AGRICULTURA FAMILIAR E O DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: O CASO DE SALVADOR DAS MISSÕES - RS
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i2.28593Resumo
Os sistemas agroalimentares da atualidade têm se configurado num ambiente de polarização entre as perspectivas fundadas na valorização das culturas locais, na maior autonomia dos agricultores, na configuração de sistemas produtivos biodiversos, recuperadores e conservadores dos ecossistemas, ante as perspectivas homogeneizadoras e verticalizadoras das formas de agricultura impulsionadas por impérios alimentares. Buscou-se identificar as mudanças nos sistemas produtivos e se elas apontam para a configuração de agroecossistemas biodiversos e conservadores dos recursos naturais, através de processos de transição agroecológica, ou se estão alinhando-se as formas empresarias de agricultura impulsionadas pelos impérios alimentares. Para tal, foi realizada pesquisa de campo, com caráter histórico e comparativo, junto ao mesmo grupo de agricultores familiares de Salvador das Missões (RS), com os quais foram coletados dados nos anos de 2003 e 2018. Observou-se que, ao longo do tempo, na maioria dos casos, os agroecossistemas configurados pelos agricultores familiares de Salvador das Missões avançaram na perspectiva da internalização de formas empresarias de agricultura, subordinados de modo crescente à lógica dos impérios alimentares, sem a presença de processos de transição agroecológica. Em perspectiva diversa, entre as famílias que passam a produzir exclusivamente para o autoconsumo, observou-se que as formas camponesas de agricultura se mostram mais presentes, ainda que sem a presença de processos de transição agroecológica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.