PROJETO “MEU PURUNGO, MINHA VIDA” – PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA PÚBLICA NO OESTE DO PARANÁ - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i2.28709Resumo
Um colégio estadual, em Medianeira – PR, promove anualmente ações de Educação Ambiental que envolvem toda a comunidade escolar. No ano de 2018, preocupados com a diminuição no número de aves e insetos polinizadores na região, professores, alunos do Ensino Médio e equipe pedagógica do colégio realizaram um projeto intitulado “Meu purungo, minha vida”. O projeto previa a construção de ninhos para pássaros de pequeno porte, com material feito de purungos ou cabaças (Lagenaria siceraria). Previa também a instalação de caixas para abelhas sem ferrão, o plantio de flores e a criação de um jardim literário nas dependências do colégio. Os alunos receberam palestras com apicultor, aprenderam a montar armadilhas para abelhas sem ferrão, tiveram aulas sobre aves, insetos e plantas, interligando os conceitos com a Educação Ambiental. Foram construídos 140 ninhos e instalados 50 no colégio. Até 2021, observou-se que os ninhos foram utilizados por corruíras (Troglodytes sp.), bem-te-vis (Tyrannus sp.; Pitangus sp.), pardais (Passer sp.) e canários-da-terra (Serinus sp.; Sicalis sp.), que nidificaram até 2021. Foram instaladas 6 caixas para abelhas sem ferrão no colégio e todas formaram colmeias. Todo o restante foi doado aos alunos, para instalação em suas casas. Flores e frutos estão auxiliando na provisão de alimento para as espécies.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 International Journal of Environmental Resilience Research and Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.