ANÁLISE DE UMA “EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA” DE REFLORESTAMENTO, COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i3.28839Resumo
O enfrentamento à crise ambiental mundial, passa pela educação ambiental nas instituições de ensino, tendo seu start nas turmas do ensino fundamental, através do desenvolvimento de ações que unam teorias e práticas educativas. Neste contexto este estudo, buscou analisar a prática de ação ambiental com alunos do ensino fundamental de uma Escola Municipal em Serranópolis do Iguaçu, no Oeste do Paraná, através do reflorestamento em algumas propriedades. O objetivo deste estudo foi analisar os resultados da experiência pedagógica vivenciada pelos alunos envolvidos, trazendo à tona a discussão do processo ensino aprendizagem e sua importância nas práticas de ação ambiental das escolas, fazendo com que sejam assimilados desde cedo pelos alunos, tornando parte de seu dia a dia. Por meio de estudo de caso exploratório, com uma abordagem qualitativa, com enfoque na análise dos conteúdos de entrevista dos professores envolvidos, bem como também nas respostas de questionários pelos alunos. Os resultados demonstram que tanto na visão das professoras quanto dos alunos, o projeto de experiência pedagógica atingiu seu objetivo, que é a sensibilização da importância da natureza e sua conservação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.