ANÁLISE DE UMA “EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA” DE REFLORESTAMENTO, COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Alessandra Back de Rezende Marsaro UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE
  • Cláudio Alexandre de Souza

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i3.28839

Resumo

O enfrentamento à crise ambiental mundial, passa pela educação ambiental nas instituições de ensino, tendo seu start nas turmas do ensino fundamental, através do desenvolvimento de ações que unam teorias e práticas educativas. Neste contexto este estudo, buscou analisar a prática de ação ambiental com alunos do ensino fundamental de uma Escola Municipal em Serranópolis do Iguaçu, no Oeste do Paraná, através do reflorestamento em algumas propriedades. O objetivo deste estudo foi analisar os resultados da experiência pedagógica vivenciada pelos alunos envolvidos, trazendo à tona a discussão do processo ensino aprendizagem e sua importância nas práticas de ação ambiental das escolas, fazendo com que sejam assimilados desde cedo pelos alunos, tornando parte de seu dia a dia. Por meio de estudo de caso exploratório, com uma abordagem qualitativa, com enfoque na análise dos conteúdos de entrevista dos professores envolvidos, bem como também nas respostas de questionários pelos alunos. Os resultados demonstram que tanto na visão das professoras quanto dos alunos, o projeto de experiência pedagógica atingiu seu objetivo, que é a sensibilização da importância da natureza e sua conservação.

Downloads

Publicado

04-09-2022

Como Citar

MARSARO, A. B. de R.; DE SOUZA, C. A. ANÁLISE DE UMA “EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA” DE REFLORESTAMENTO, COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 1–19, 2022. DOI: 10.48075/ijerrs.v4i3.28839. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/28839. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência